quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TRAJETÓRIA DO ROCK NACIONAL

Por rádioteen


O rock brasileiro, conhecido no Brasil de rock nacional, é um estilo musical derivado do rock, que teve início nos anos 50 e 60, mas só começou a ter força nos anos 80, a partir daí o rock brasileiro se firma no mercado. Grandes nomes da MPB e da música romântica abriram espaço nas paradas de sucesso para artistas influenciados pelas novas tendências internacionais.


O grupo Blitz, liderado por Evandro Mesquita, é o primeiro fenômeno espontâneo. A música "Você não soube me amar", de 1982, foi sucesso nacional. Outros novos talentos, como Barão Vermelho, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Camisa de Vênus, também entraram nas paradas.

Uma fusão de MPB com a música pop internacional ganha espaço no rádio. Eduardo Duzek, Marina Lima, Lulu Santos, Lobão e Ritchie são os representantes dessa tendência. O grupo paulistano RPM, liderado por Paulo Ricardo, chegou a vender 2 milhões de discos entre 1986 e 1988. Ainda de São Paulo emergem Ultraje a Rigor (com a música Inútil) e Titãs, cujo disco Cabeça dinossauro transforma-se em marco da musicalidade produzida no período.



Veja aqui uma lista das bandas nacionais que mais se destacaram nos anos 80:

Blitz, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Cabine C, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, João Penca e os Miquinhos Amestrados, Capital Inicial, Plebe Rude, Finis Africae, Biquini Cavadão, Lobão e os Ronaldos, Ritchie, Rádio Táxi, Roupa Nova, Lulu Santos, Leo Jaíme, Kiko Zambianchi, Os Inocentes, Cólera, Ratos de Porão, Garotos Podres, Olho Seco e Mercenárias.

A partir dos anos 90, diversas bandas começaram a cantar em inglês, e desta forma abriram perspectivas de sucesso internacional. O grupo mineiro Sepultura consagrou-se na Europa e nos Estados Unidos. Outros seguiram o mesmo caminho como o grupo paulistano Viper que conquistou o Japão.

Em 1993 as bandas voltam a fazer sucesso cantando em português e incorporam ritmos regionais nordestinos, como os Raimundos (de Brasília) e Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A (do Recife).Com o passar do tempo, as bandas dos anos 90 passaram por muitas mudanças: o Skank ficou mais britpop e cheio de experimentalismo nas músicas; o líder dos Raimundos, Rodolfo, converteu-se a um culto evangélico e saiu da banda para formar o Rodox (que também acabaria algum tempo depois); A banda Los Hermanos, lançada com o sucesso "Anna Júlia", mudou seu estilo a partir do segundo, polêmico, experimental e aclamado disco Bloco do eu sozinho (2001), e conseguiram continuar essa nova identidade com Ventura (2003) e 4 (2005); e três dos quatro integrantes do Charlie Brown Jr. abandonaram o grupo.
Surgiram duas origens de sucessos: a MTV, com seu Acústico, "ressuscitou" alguns grupos dos anos 80, como Capital Inicial e Ira!; e o produtor dos Mamonas, Rick Bonadio, que revelou entre outros, Charlie Brown Jr., Tihuana, Leela, O Surto, CPM 22 e Detonautas Roque Clube. As influencias dos emos vem a tona num periodo entre 2005 - 2008 onde surgem bandas como o NXzero e o Fresno. A banda Ira! tem fim trágico após a briga entre Nasi e seu irmão Ayrton,produtor da banda.O Capital Inicial grava o Ao vivo Multishow que leva mais de 1 milhão de pessoas a Brasília.A banda Los Hermanos tem fim. No período de 2007-2008 surgem talentos como Mallu Magalhães com uma levada folk.

Nenhum comentário: