quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TRAJETÓRIA DO ROCK NACIONAL

Por rádioteen


O rock brasileiro, conhecido no Brasil de rock nacional, é um estilo musical derivado do rock, que teve início nos anos 50 e 60, mas só começou a ter força nos anos 80, a partir daí o rock brasileiro se firma no mercado. Grandes nomes da MPB e da música romântica abriram espaço nas paradas de sucesso para artistas influenciados pelas novas tendências internacionais.


O grupo Blitz, liderado por Evandro Mesquita, é o primeiro fenômeno espontâneo. A música "Você não soube me amar", de 1982, foi sucesso nacional. Outros novos talentos, como Barão Vermelho, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Camisa de Vênus, também entraram nas paradas.

Uma fusão de MPB com a música pop internacional ganha espaço no rádio. Eduardo Duzek, Marina Lima, Lulu Santos, Lobão e Ritchie são os representantes dessa tendência. O grupo paulistano RPM, liderado por Paulo Ricardo, chegou a vender 2 milhões de discos entre 1986 e 1988. Ainda de São Paulo emergem Ultraje a Rigor (com a música Inútil) e Titãs, cujo disco Cabeça dinossauro transforma-se em marco da musicalidade produzida no período.



Veja aqui uma lista das bandas nacionais que mais se destacaram nos anos 80:

Blitz, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Cabine C, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, João Penca e os Miquinhos Amestrados, Capital Inicial, Plebe Rude, Finis Africae, Biquini Cavadão, Lobão e os Ronaldos, Ritchie, Rádio Táxi, Roupa Nova, Lulu Santos, Leo Jaíme, Kiko Zambianchi, Os Inocentes, Cólera, Ratos de Porão, Garotos Podres, Olho Seco e Mercenárias.

A partir dos anos 90, diversas bandas começaram a cantar em inglês, e desta forma abriram perspectivas de sucesso internacional. O grupo mineiro Sepultura consagrou-se na Europa e nos Estados Unidos. Outros seguiram o mesmo caminho como o grupo paulistano Viper que conquistou o Japão.

Em 1993 as bandas voltam a fazer sucesso cantando em português e incorporam ritmos regionais nordestinos, como os Raimundos (de Brasília) e Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A (do Recife).Com o passar do tempo, as bandas dos anos 90 passaram por muitas mudanças: o Skank ficou mais britpop e cheio de experimentalismo nas músicas; o líder dos Raimundos, Rodolfo, converteu-se a um culto evangélico e saiu da banda para formar o Rodox (que também acabaria algum tempo depois); A banda Los Hermanos, lançada com o sucesso "Anna Júlia", mudou seu estilo a partir do segundo, polêmico, experimental e aclamado disco Bloco do eu sozinho (2001), e conseguiram continuar essa nova identidade com Ventura (2003) e 4 (2005); e três dos quatro integrantes do Charlie Brown Jr. abandonaram o grupo.
Surgiram duas origens de sucessos: a MTV, com seu Acústico, "ressuscitou" alguns grupos dos anos 80, como Capital Inicial e Ira!; e o produtor dos Mamonas, Rick Bonadio, que revelou entre outros, Charlie Brown Jr., Tihuana, Leela, O Surto, CPM 22 e Detonautas Roque Clube. As influencias dos emos vem a tona num periodo entre 2005 - 2008 onde surgem bandas como o NXzero e o Fresno. A banda Ira! tem fim trágico após a briga entre Nasi e seu irmão Ayrton,produtor da banda.O Capital Inicial grava o Ao vivo Multishow que leva mais de 1 milhão de pessoas a Brasília.A banda Los Hermanos tem fim. No período de 2007-2008 surgem talentos como Mallu Magalhães com uma levada folk.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Alerta aos navegantes !

Por RádioTeen

Para quem já tinha um site com final ".com", e o mesmo é muito acessado, fique esperto, pois agora é possivel pessoas físicas criarem um site com apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso ocorre porque a FAPESP, empresa responsavel pelo TLD ".com.br", fez uma alteração nos termos de adesão.

Infelizmente deste jeito pessoas mal intecionadas poderão utilizar deste nova medida para usar seu site ".com" com uma TLD ".com.br" e faturar com sua criação, e o que relata Rudinei Modezejewski, na página wibeinsider Ou seja, enquanto não houver uma legislação mais severa para os crimes na internet, o interessante é tentar se precaver com algumas medidas de segurança. Neste caso em especifico o indicado é mudar o site de ".com" para ".com.br", pois sendo assim você estará evitando um indesejavel surpresa.